Avançar para o conteúdo principal

Aumento da mortalidade das mulheres entre os 50 e 60 anos que não fazem terapeutica hormonal.

Ler hoje ,dia 19/7/2013,um ótimo artigo na secção de Ciência ,escrito por Ana Gershenfeld, que descreve este estudo feito nos EUA,por Sarrel et al e publicado hoje no Amer.J.of Public Health.

Comentários

  1. Finalmente os autores do conhecido estudo WHI, que tinham apontado risco de cancro da mama elevado com tratamentos hormonais da menopausa,chegaram à conclusão,depois de um follow up de 18 anos, que as hormonas utilizadas não causavam cancro da mama nem elevada mortalidade por doenças cardiovasculares (publicado em JAMA Setº 2017 por JoAnne Manson e colaboradores) naõ havendo diferenças entre os grupos tratados e não tratados.
    E o que é mais importante ainda é que o protocolo do estudo WHI não tem qualquer semelhança com a boa prática clínica porque usaram sempre o mesmo medicamento,a mesma dose em todas as mulheres que,por isso,tiveram muitos efeitos secundários.
    Com as novas recomendações para os THM é de esperar que se torne visível até muito melhores resultados do que nos controlos.
    Isto é,a partir de agora,usar o estradiol por via parentérica associado ounão,conforme os casos à progesterona quimioidentica ou a uma molécula bioidêntica,como a deihidroprogesterona.
    Portanto, retome-se a THM correta,sem medo (se não houver contraindicação) para melhorar a qualidade de vida e fazer a prevenção de doenças (enfarte do miocárdio,osteoporose,demência,etc)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Conheça o site da Clínica da Menopausa

Clínica de Feminologia Holística Aqui será examinada por um especialista de renome internacional, diplomado nos EUA, que a pode aconselhar a tratar de problemas ginecológicos e hormonais na menopausa, disfunções sexuais, doenças da mama e obesidade. Uma equipa de especialistas altamente qualificados estarão ao seu dispôr nas áreas da Ecografia, colposcopia, histeroscopia, citologia, anatomia patológica, mamografia, análises gerais e hormonais, cirurgia, etc. Vai ao site  http://www.neves-e-castro.pt/

Entrevista Dia Mundial da Menopausa

MANUEL NEVES E CASTRO: “A MENOPAUSA É UM DESPERTADOR. QUANDO CHEGA, A MULHER TEM QUE ABRIR OS OLHOS” 18/10/2019 Aos 87 anos, o ginecologista Manuel Neves e Castro continua a fazer clínica. Foi um dos primeiros bolseiros da Gulbenkian e foi para os Estados Unidos estudar as hormonas. Trabalhou para o inventor da pílula e viu nascer a fertilização in vitro. Quando chegou a Portugal, trazia terapêuticas inovadoras. Fundou a Sociedade Portuguesa de Menopausa e foi por proposta sua que foi instituído o Dia Mundial da Menopausa. Defende a medicina preventiva e as terapias hormonais que, diz, fazem milagres. Entrevista de Catarina Pires | Fotografia de Gerardo Santos/Global Imagens O Dia Mundial da Menopausa, que se assinala hoje, foi criado por proposta sua. Como é que isso aconteceu? Fui dirigente da Sociedade Internacional de Menopausa e a certa altura percebi que a sua única atividade era realizar um congresso por ano e não achei aquilo bem. Por outro lado, verifiquei que